Avaliação Cinesiologica Funcional


Avaliação realizada no momento da admissão, demissão e/ou em exames periódicos, objetivando identificar distúrbios osteomioarticular (ósseos, musculares e articulares) nos colaboradores, para verificação de aptidão ou não a realizar determinada tarefa dentro da empresa.

Complementar ao exame médico, essa avaliação verifica a condição que o trabalhador apresenta para o posto de trabalho específico que pleiteia ou ocupa.
O Ministério da Saúde e do Trabalho seguem as normas estabelecidas pela OMS para classificação das doenças e do grau de funcionalidade do indivíduo, para tanto lançam mão respectivamente do CID e da CIF. O médico estabelece o CID, o fisioterapeuta a CIF, através de uma avaliação física - cinesio - funcional anterior a admissão, onde o possível funcionário será analisado quanto às características físicas e predisposições individuais para lesões que serão parametradas através da CIF, sendo esta segunda (CIF) o grande diferencial para a saúde ocupacional do funcionário quando avaliada precocemente.

PREVIDÊNCIA SOCIAL

A contribuição da avaliação cinesio-funcional no trabalho, traz benefícios para todos os envolvidos. Para o profissional, é uma garantia de que problemas de saúde poderão ser diagnosticados e tratados precocemente, com melhores resultados. Para a empresa, representa mais uma ferramenta para assegurar a saúde de seu conjunto de funcionários, já que terá melhores condições de direcionar os trabalhadores para postos de trabalhos mais adequados e também oferecer programas preventivos, como a ginastica laboral. Reduz o índice de afastamento do trabalhador por doença e também o passivo de ações trabalhistas por más condições no ambiente de trabalho.





Voltar

Telefax: +55 12 3931 9049 / 99711 7367
Email: info@realceginastica.com.br
Rua das Madressilvas, 115 - Jd. Indústrias
São José dos Campos - SP - CEP 12240 370