Ginástica laboral previne doenças crônicas degenerativas

Fazer somente 15 minutos de alongamento no ambiente de trabalho era a característica principal da ginástica laboral. Mas essa metodologia ficou para trás. Agora o foco é a consciência corporal e a postura. De acordo com o professor de educação física com mestrado em ergonomia Josenei Santos, é preciso manter o corpo em movimento para evitar doenças crônicas degenerativas, como obesidade, hipertensão, diabetes e colesterol alto. A nova ginástica laboral é um dos temas do 17º Congresso Internacional SM Fitness & Wellness, que acontece dias 5 e 6 de setembro, no Colégio Santa Mônica, na Taquara.


“O ambiente de trabalho é tenso, há pressão de todos os lados. Essa tensão gera o estresse e quando estamos estressados prendemos os movimentos e os músculos ficam contraídos, assim ele não oxigena. Essa falta de movimento dificulta a lubrificação na articulação e pode gerar dores posturais”, explica Santos, autor do livro Ginástica laboral: Estratégia para a promoção da qualidade de vida do trabalhador.


A primeira dica do especialista para quem passa horas sentados é caminhar ou subir escadas. “A caminhada aumenta a circulação, o batimento cardíaco e ativa a musculatura, oxigenando o cérebro. Já subir escadas demanda mais do corpo e você potencializa esses benefícios”, afirma.


Enquanto antigamente, a principal dor no trabalho era na região lombar por se passar horas sentados. Agora, com os smartphones e a postura de cabeça baixa para manuseá-los, a dor cervical já compete de igual para igual com a dor lombar. Esse costume de ficar com a cabeça baixa ganhou até um nome “pescoço de texto”. “A prática clínica aponta que 30% dos pacientes atendidos em clínicas de fisioterapia sentem este problema”, afirma Santos.


Como saber se a postura está correta?


A dica de Santos é simples: “olhe-se no espelho”. Veja as características de que é preciso investir no movimento:


Rosto – fisionomia cansada diz que algo está errado


Pescoço – se estiver inclinado mais para um lado mostra que você tem usado mais um lado que outro, normalmente o dominante


Ombros – se estiverem desalinhados, também mostra que você tem usado mais um lado que outro


Proeminência abdominal – o correto é estar de forma ereta e não com a barriga inclinada para frente


Posicionamento dos pés – é muito importante, especialmente para idosos, observar para onde estão apontando os dedões do pé. Se estiverem para os lados, isso gerará um desequilíbrio no quadril na hora de andar, o que poderá propiciar quedas. “Dedos para frente mantêm joelhos e quadril alinhados”, afirma Santos.


Exercícios para “pescoço de texto” (uso exagerado do smartphone)


Santos elenca três exercícios para evitar a dor cervical:


- Elevar o queixo o mais alto que puder para fazer a hiperextensão.


- Rotacionar o queixo para esquerda e depois para direita.


- Colocar uma bolinha de tênis entre o alto da cabeça e a parede e inclinar a cabeça para trás, fazendo força para trabalhar o movimento.


Repetir os movimentos três vezes e mantê-los de 10 a 30 segundos.


O Congresso


Hoje, o Congresso Internacional SM Fitness & Wellness é o maior e mais tradicional evento da área para profissionais e estudantes de educação física e também o único no Estado chancelado por uma instituição de nível superior. O evento recebeu o prêmio do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) como o melhor de atualização profissional do estado do Rio de Janeiro. Já são 17 anos de tradição. No ano passado, reuniu 3.700 profissionais. Este ano terá 40 cursos, que variam de 4h a 8h/aula, com especialistas renomados. Os participantes recebem um certificado de curso de extensão, chancelado pela Unicarioca. Professores de educação física da Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro e dos equipamentos municipais públicos, voltados à prática da atividade física, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) podem se inscrever pessoalmente em um dos 40 cursos de forma gratuita. Quem é de fora da cidade do Rio de Janeiro conta com o alojamento gratuito nas dependências do Colégio Santa Mônica.


 

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